quinta-feira, 13 de agosto de 2020

ATÉ QUANDO IRÃO CAIR AS LÁGRIMAS DO NOSSO POVO TERENA ???

 Olhar para os últimos 30 dias, nos entristece, nos deixa com muita agonia e muita dor no coração, tivemos perdas irreparáveis, famílias chorando a perda de seus entes queridos e amados.

Se já não bastasse a vida que se foi por conta do vírus que veio para tentar exterminar o povo Terena, os seus conhecimentos, os seus conselhos, a sua história de vida se vai junto. Perdas essas que destroem, machucam, ferem, acabam com parte da nossa história do nosso povo.

Quase todas as aldeias indígenas da nossa Terra Indígena Taunay/Ipegue sofreram e sofrem com a dor da partida, com o aperto no coração quando lembram de seus pais, mães, avós, tios, enfim, nosso povo vive tão triste que já não sabemos a quem recorrer, e como devemos nos comportar diante dessa doença tão destruidora.

Sinto, lamento, fico perturbado, fico triste com todos esses acontecimentos, fico a pensar de quem será a culpa dessas mortes? nossa culpa? culpa dos governantes? culpa dos gestores dos órgãos? um castigo ou um aprendizado? isso nos enfraquece ou nos fortalece? ... perguntas e várias perguntas.

Não sei o que falar para essas famílias, não sei como me comportar com toda essa perda, não sei como dizer tenha fé e tudo vai passar. 

Todos os idosos tem medo, eu tenho medo, meus pais tem medo e por mais que tenhamos muito cuidado, não sabemos onde o vírus está, como chegou aqui e como tudo isso vai terminar.

Que Deus, o nosso criador, atenda nossas preces e conforte o coração, a alma dos familiares, dos amigos e que todos os que hoje estão hospitalizados tenham a saúde restabelecida. Nossos ancestrais, nos oriente nas medicações, nas raízes que devemos tomar. 

Muitos dos nossos parentes se curaram com essas ervas medicinais e vamos falar das boas formas de se combater esse vírus que destrói e mata, vamos vencer essa doença com toda nossa força, com muita fé e com muita oração.

Aos meus amigos, aos nossos parentes indígenas, vamos buscar ser fortes, vamos lutar e vamos reclamar sim, vamos cobrar, vamos pra frente, que toda essa tristeza venha para nos fortalecer.

Aproveito para parabenizar as equipes da barreira sanitária que está na entrada de Taunay (futura terra indígena), que são voluntários e há meses colaboram e cooperam com nossas aldeias, agradecer aos caciques (Morrinho, Lagoinha, Imbirussu, Água Branca, Bananal, Ipegue, Colonia Nova e Arara Azul) que não tem medidos esforços para lutar em favor da vida, agradecer a todos os indígenas que trabalham nas Aldeias, ao Dr. Elton, as pessoas que estão diariamente buscando doaçoes e encaminhando para as nossas comunidades e a todos que em oração se juntam a nós.

E vamos parar com esse vírus, vamos usar máscaras, vamos lavar as mãos, usar álcool e manter o isolamento, que os nossos jovens tenham essa consciência de que a vida de todos depende de cada um de nós.

FORÇA, FORÇA E FORÇA POVO TERENA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem aceito, suas críticas construtivas são fundamentais.